A VELHA RELIGIÃO CORROMPE O NOVO HOMEM

31-10-2011 15:03

 

A VELHA RELIGIÃO CORROMPE O NOVO HOMEM

 

Judaísmo/ Farisaísmo

 

Essas  religiões eram importantes e influentes, na época do novo testamento na Palestina.

 

Certa vez, Os fariseus e os mestres da lei interrogaram  Jesus, perguntando- lhe: porque seus discípulos não oram nem jejuam freqüentemente, como fazem os de João e os discípulos dos fariseus. O Senhor porem propôs esta parábola:

 

Lucas 5. 37-39

“E ninguém põe vinho novo em odres velhos, pois o vinho novo romperá os odres; entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão.

Pelo contrário, vinho novo deve ser posto em odres novos [e ambos se conservam].

E ninguém, tendo bebido o vinho velho, prefere o novo; porque diz: O velho é excelente.”

 

O vinho

 

O suco da uva passa por um processo chamado de fermentação. Esse processo é necessário para a produção do vinho, portanto a nova safra  não pode ser posta em vasilhas renovadas (odre velho), pois, o vinho novo causaria a pressão nos odres que não tem flexibilidade e elasticidade para resistir, causando assim o seu rompimento e a perda de ambos (Odre e Vinho), interrompendo assim o processo de maturação desse liquido.

 

H. G. Wells expressou sua convicção básica de que: "Religião é a primeira e a última coisa. Até que o homem ache Deus, e seja por Deus achado, sua vida não tem princípio nem fim".

 

A bíblia diz que o homem, quando aceita a cristo, experimenta um novo nascimento, e esse novo homem é tratado como nova criatura, que desfrutara do novo de Deus. A velha religião inserida no novo homem pode corrompê-lo, causando – lhe rupturas naquilo pelo qual ele foi gerado. Deixando de cumprir os propósitos de Deus. Comprometendo o Evangelho e o novo homem.

 

Odre

 

Na Palestina, tinha por tradição curtir a pele de gado miúdo ou de cabra ou de outro animal, para confeccionar o odre, que em síntese eram vasilhas  feitas de pele de animal com o fim de ser usado para armazenar líquido. Os odres maiores eram costurados e tinham um formato quadrado.

 

Cada coisa deve estar em seu devido lugar, o novo homem com nova visão, novos conceitos, novos rumos e novos objetivos no reino de Deus, e o velho homem embriagado com a velha religião.Muitas das vezes é difícil implantar no velho homem o evangelho ( boas novas ), Jesus nos ensina que no novo homem a velha religião não cabe, é totalmente impossível.

 

Caro leitor, lembre-se que você nasceu, é uma nova criatura, portanto, deve mergulhar no novo de Deus, não naquilo que apenas sofreu uma renovação.